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Dúvidas frequentes

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A entrada no processo junto ao banco depende da entrega, pela construtora, dos últimos documentos referentes a obra, que são o Habite-se, a certidão negativa de débitos do Inss e a especificação de condomínio. A emissão desses documentos é feita pelos órgãos públicos: P ...

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A vistoria será programada pelo engenheiro responsável pela obra. Cada cliente será contatado pelo Departamento de Relacionamento com o Cliente para que seja agendada uma data e horário. Nesta data, o cliente deverá dirigir-se à obra e realizar a vistoria em conjunto co ...

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Se o valor aprovado for parcial, o cliente poderá optar por pagar a diferença com recursos próprios no mesmo ato da assinatura. Poderá eventualmente fazer uma proposta para a construtora refinanciar a diferença, porém, será necessário apresentar uma garantia no valor co ...

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Após a obtenção do Habite-se e do registro da especificação de condomínio em cartório. A construtora convocará todos os clientes para a assembléia de instalação, com o auxílio de uma administradora indicada por ela para dar início aos trabalhos no condomínio. Nesta asse ...

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O cliente recebe junto com o contrato uma planta da unidade que adquiriu. No site também ficam disponíveis as opções de plantas oferecidas para os empreendimentos. A planta final (de Arquitetura, Elétrica e Hidráulica, ou personalizada, no caso de empreendimentos que of ...

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Desde que seja comprovada a emissão do contrato de financiamento dentro do prazo de pagamento da parcela e o processo esteja fluindo normalmente para Registro do mesmo, a construtora aguardará a conclusão do financiamento por parte do cliente, sem tomar nenhuma medida d ...

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É a transferência dos direitos e obrigações decorrentes do compromisso de venda e compra a um terceiro. O interessado deverá preencher a ficha cadastral para comprovar se possuí capacidade jurídica, econômica e financeira para assumir o compromisso existente. Aprovada a ...

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Não. Para receber o imóvel, a construtora precisará ter obtido o Habite-se (Auto de Conclusão da Obra, documento emitido pela Prefeitura da cidade onde está construído o empreendimento) e o cliente deverá ter cumprido todas as condições estabelecidas em contrato (assina ...

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Estará inadimplente, em atraso com a parcela de financiamento. Essa situação implica no impedimento da posse e recebimento das chaves do imóvel, além de poder sofrer com ações de cobrança. Como alternativa, poderá propor a quitação da parcela com recursos próprios em cu ...

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Pelo SFH poderão ser financiados imóveis de valor máximo de avaliação de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais – legislação vigente). A taxa máxima de juros será de 12% ao ano e poderá haver uso do FGTS desde que respeitadas as condições de uso. Na maioria dos bancos o va ...

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Basta ir até o banco onde pretende tirar o financiamento bancário. Preferencialmente procurar o departamento de crédito imobiliário ou, na impossibilidade, solicitar ao gerente da sua agência a pasta para solicitação de crédito imobiliário, preencher as fichas e anexar ...

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O contrato de financiamento bancário tem força de escritura. Nele, reza que o imóvel está quitado com a construtora e o cliente está recebendo-o em seu nome. Contudo, o cliente solicitou financiamento bancário junto à instituição financeira que, como garantia do dinheir ...

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Durante certo período, o IPTU e eventuais taxas criadas pelo órgão público são cobrados junto com o condomínio, pois ainda não foram individualmente lançados. Uma vez que a Prefeitura providencie o envio de um fiscal lançador ao condomínio, ele será individualizado e en ...

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Nos financiamentos realizados junto ao banco que financiou o empreendimento, essa despesa é arcada pela construtora no primeiro laudo de avaliação, cuja validade é determinada pelo banco. Os processos que derem entrada após essa validade será exigido pelo banco um novo ...

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Sim, bastando, para isso, fazer a solicitação através de impresso e documentação própria junto a qualquer instituição financeira. Observar que, neste caso, o FGTS terá que ser utilizado para quitar o saldo devedor, pois a documentação também terá força de escritura públ ...

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Quando conclui o processo de financiamento bancário, ou quita o saldo devedor da unidade com recursos próprios ou apresenta as garantias para o saldo devedor (assina a alienação fiduciária).

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O contrato de financiamento bancário é assinado pelas três partes: cliente, construtora e banco, após é registrado em cartório de registro de imóveis e passa a ter força de escritura pública, dessa forma o cliente e todos os que participam da composição da renda passam ...

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As garantias aceitas pela construtora são: 1)Fiador: para aceitação do fiador, é necessário que este possua dois imóveis em seu nome, tenha a renda mensal compatível com o valor das prestações e não possua nenhum tipo de apontamento em seu nome junto aos órgãos públicos ...

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A unidade, antes de mais nada, deverá estar quitada com a construtora e, se houver sido hipotecada, deve estar com o termo de liberação (baixa de hipoteca) emitido pelo banco. Para tanto, é necessário que haja solicitação do cliente para o Departamento de Relacionamento ...

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O Departamento de Relacionamento com o Cliente envia mensalmente aos clientes fotos e gráficos atualizados para acompanhamento da obra. É importante que o cliente mantenha sempre o cadastro atualizado para poder receber os e-mails. No nosso site, na página do empreendim ...

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Eventualmente, o banco poderá cobrar TAC (Taxa de Abertura de Crédito), taxa de análise jurídica, taxa de inscrição e expediente, dentre outras. O cliente deverá arcar com as despesas relativas aos emolumentos originados das certidões e documentos disponibilizados pela ...

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Não, você terá como custo financeiro apenas o prazo efetivamente usado. Os juros serão deflacionados no período não utilizado de prazo da prestação antecipada e a correção pelo indexador contratual aplicado apenas no prazo realmente transcorrido da data base até a data ...

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Esta é a principal medida para redução da inadimplência por ser preventiva. É importante, pois nem sempre e na maioria das vezes o cliente torna-se inadimplente por má índole, mas sim por não saber avaliar exatamente a proporção do compromisso que está assumindo, tornan ...

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Disponibilizar ao cliente todos os documentos e certidões dos distribuidores forenses referentes a construtora e ao empreendimento em Cartório de Notas. É de responsabilidade do cliente providenciar diretamente no Cartório de Notas todos os documentos e certidões dispon ...

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Após a aprovação da venda, o cliente receberá um e-mail de aprovação e a venda será efetivada no Sistema da Tecnisa. No prazo de até 5 dias úteis será emitido o 1º boleto bancário e encaminhado no e-mail de cadastro. Você também pode acompanhar e emitir seus boletos no ...

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Não, porém, nunca se deve deixar como saldo da parcela no valor inferior ao valor mínimo financiado pelo banco. Ao atingir este número, o pagamento deverá ser o saldo integral da parcela, descartando definitivamente o processo de financiamento bancário pelo pagamento at ...

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Modalidade de garantia que a unidade ficará alienada até a liquidação da dívida. Para formalizar essa garantia, realizamos também a transferência da propriedade através da ESCRITURA DE COMPRA E VENDA COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA. Com isso, resultará ao cliente os encargos r ...

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Você deverá contatar a assessoria para orientações, caso esteja fazendo o processo sozinho deverá contatar a prefeitura ou o seu banco.

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Sim, o cliente tem essa prerrogativa. Entretanto, como a Tecnisa está em dia com suas obrigações e o cliente poderia ter sido emitido na posse em condições regulares, as despesas devem ser pagas pelo mesmo.

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Os contratos deverão nos ser enviados por meio de portador com nº de telefone para contato, pois iremos apurar os valores e contatá-lo (a) para a cobrança de eventuais diferenças. Após pagamento das diferenças, caso haja, os contratos serão disponibilizados em até 5 dia ...

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Os bancos financiam até 80% do valor de venda e compra ou avaliação, o que for menor. O valor da diferença, o cliente deverá pagar com recursos próprios, podendo ser utilizado os recursos do FGTS desde que o cliente seja elegível e o imóvel se enquadre dentro das regras ...

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É o momento em que o cliente será convocado pelo Departamento de Relacionamento com o Cliente para comparecer no imóvel e verificar pessoalmente se a unidade foi construída de acordo com o memorial descritivo do contrato e não apresenta defeitos construtivos visíveis. N ...

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Você poderá procurar um profissional ou uma empresa especializada em assessoria para intermediar o processo com o banco, o custo da prestação desse serviço é de responsabilidade do cliente. Também é possível nomear um procurador para cuidar do processo. Caso nomeie um p ...

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Porque cada transmissão de propriedade tem incidência de imposto de transmissão, não há intervenção por parte da vendedora, e sim, exigência legal.

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Os bancos normalmente aceitam a composição de renda do casal. Casos como união estável, noivos, pais e filhos, irmãos, dependem da aprovação da instituição bancária escolhida. Na maioria dos casos, quando aceito, será solicitado pelo banco documentação complementar.

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Sim, desde que haja concordância por parte da TECNISA e o valor do crédito que o banco irá lhe conceder seja suficiente para quitar o saldo à época da assinatura com o banco.

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Esta informação é com o departamento jurídico de atendimento, entrar em contato com a área de relacionamento com o cliente através do telefone (011) 3708-1010 (opção 1) ou no email relacionamento@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Os boletos são gerados mensalmente considerando as atualizações previstas em contrato, por isso não temos geração de um carnê com todas parcelas.

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Você deverá entrar em contato com a área financeira através do telefone (011) 3708-1010 (opção 2) ou no email financeiro@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Sim. Com certeza o banco pedirá ao solicitante do financiamento bancário que contrate uma empresa por ele indicada para efetuar a avaliação do imóvel, além da maior possibilidade de cobrança da TAC (Taxa de Abertura de Crédito). Outra despesa que incidirá sobre o proces ...

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Cumpridas todas as etapas descritas, conforme contrato, o Departamento de Relacionamento com o Cliente entrará em contato para agendar a entrega das chaves, o que normalmente ocorre no escritório da Tecnisa.

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O prazo médio para a atualização da posição financeira é de 3 a 5 dias úteis. Após esse período enviar o comprovante do pagamento para o e-mail financeiro@tecnisa.com.br que analisaremos e retornaremos em até 5 dias úteis. (Obs: Não serão considerados comprovantes de ag ...

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Sim, existe um prazo para a conclusão do processo junto ao banco. Uma vez suspensa a assinatura pela construtora, esse prazo não será cumprido e o banco cancelará a aprovação de crédito e a concessão do financiamento, passando o cliente à condição de inadimplente.

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Em hipótese alguma. A contratação de um financiamento bancário costuma ser um processo burocrático, os prestadores de serviço especializados em intermediar esses processos apenas facilitam para o cliente por possuírem maior conhecimento dos trâmites.

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Sim, desde que manifeste a intenção por escrito à construtora, uma vez que a mudança implica em alteração contratual. Deverá constar nessa solicitação o prazo para a assinatura do financiamento bancário.

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O cliente. É quem deve ter informações idôneas junto a praça e comprovar renda necessária para a concessão do financiamento, além de fornecer todos os documentos pessoais exigidos pelo banco.

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Você deverá entrar em contato com a área financeira através do telefone (011) 3708-1010 (opção 2) ou no email financeiro@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Você deverá entrar em contato com a área financeira no telefone (011)3708-1010 (opção 2) ou através do email financeiro@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00 que vai direcionar o atendimento para a área de crédito imobiliário.

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Sim, pode utilizá-lo em financiamentos do SFH, desde que se enquadre nos pré-requisitos correspondentes. É recomendado solicitar ao banco a relação de documentos necessários para saque do fundo, pois a solicitação deverá fazer da pasta de financiamento. Possuo um imóvel ...

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O objetivo da construtora com essa exigência é zelar pela saúde financeira da empresa, para que dessa forma possa minimizar a inadimplência e garantir aos clientes o cumprimento das condições contratuais que assumiu.

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O cliente receberá em até 45 dias, após a análise de crédito, aprovação e efetivação da venda.

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Esta informação é com a área de relacionamento com o cliente através do telefone (011) 3708-1010 (opção 1) ou no email relacionamento@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Encaminhe a relação de documentos que o banco está solicitando para a construtora através do e-mail: relacionamento@tecnisa.com.br. O agendamento da avaliação do banco deve ser solicitado com antecedência através do departamento de relacionamento com o cliente.

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A certidão de habite-se é o documento expedido pela prefeitura municipal atestando que o imóvel encontra-se legalmente construído, ou seja, que observou todos os requisitos legais para ser habitado.

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Não. As áreas comuns do condomínio são parte integrante do imóvel e não poderão ser utilizadas antes da entrega das chaves (posse do imóvel).

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A vistoria do imóvel é importante para que o cliente verifique pessoalmente se o imóvel foi construído de acordo com o memorial descritivo do contrato e não apresente defeitos construtivos visíveis.

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A TR geralmente é utilizada por instituições financeiras que captam os recursos na mesma moeda através da caderneta de poupança. Na construtora, os financiamentos são com INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e/ou IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

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O cliente receberá no endereço de correspondência o boleto bancário para pagamento na rede bancária. Também pode gerar a segunda via pelos canais de atendimento on-line (Portal do Cliente).

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Não, a venda foi financiada. Caso não consiga aprovação de crédito no banco financiador da obra poderá tentar em outros bancos.

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Esta informação é com a área de relacionamento com o cliente através do telefone (011) 3708-1010 (opção 1) ou no email relacionamento@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Toda e qualquer solicitação de documentação deverá ser direcionada ao departamento Jurídico através do email relacionamento@tecnisa.com.br ou do telefone (011) 3708-1010 (opção 1) de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00 que irá prestar as devidas orientações.

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Solicitar para a área financeira através do telefone (011)3708-1010 (opção 2) ou no email financeiro@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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A construtora terá resguardado o direito de recusar as garantias indicadas, caso isso aconteça o cliente deverá optar por outra modalidade de garantia.

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Sim, não necessitando esperar a emissão do contrato do banco. Deverá entrar em contato com a área financeira através do telefone (011) 3708-1010 (opção 2) ou no email financeiro@tecnisa.com.br de segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00.

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Sim. A utilização do FGTS poderá ser feita por Cônjuge ou, em alguns casos, por casais que declarem viver em regime de união estável. Ambos deverão atender todas as exigências básicas para utilização do FGTS e figurarem na escritura como adquirentes do imóvel.

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Atualmente, nos contratos do SFH é a TR (taxa referencial), que é a mesma utilizada para correção dos depósitos em caderneta de poupança. Na CH, o banco poderá utilizar outros indexadores além da TR.

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Sim, desde que haja concordância por parte da TECNISA.

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O cliente solicitante do financiamento bancário.

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No caso de penhor de veículo com reserva de domínio, solicitar à Tecnisa termo deliberação e levá-lo ao Detran. No caso de fiança, basta a quitação da dívida obtida pela outorga da escritura definitiva do imóvel.

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Não, pois as notas promissórias são apenas títulos que facilitam a execução da dívida e não constituem garantia de recebimento por parte do devedor.

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